quinta-feira, outubro 27, 2005

Antes "Single"...e bem acompanhado...


"Single" é o novo álbum a solo do contrabaixista Carlos Bica, em que dá os primeiros passos a solo ao encontro das infinitas possibilidades deste instrumento, tantas vezes negligenciado em benefício de um bom sax ou de um bom trompete, mas no qual soa a verdadeira alma do jazz.
A apresentação do novo trabalho ocorreu no Passos Manuel, sala recentemente reconvertida em sala de espetáculos bem simpática e intimista, com excelentes condições acústicas.
Apesar de ter sido o meu primeiro contacto mais atento com a obra de Carlos Bica, as expectativas foram largamente superadas. Pelo palco passearam descontraídamente melodias cativantes do início ao fim, com as referências mais diversas, do jazz puro e duro ao clássico, estendendo-se a ambiências mais pesadas e tensas...indefiniveis mas inesqueciveis.
O som surprenndeu porque apesar de a espaços denso, nunca se tornou inacessível ou "cansativo".Sem pretensiosismos nem "show-offs" desnecessários, manteve sempre a simplicidade (aparente...), lado a lado com a sensibilidade que só os grandes conseguem reproduzir e conjugar com tanta facilidade.Um som puro e cheio de alma...
O convidados vieram conferir à actuação um cariz ainda mais descontraído, com Kalaf a complementar com spoken word algumas composições e o ex-guitarrista dos Zen (Bateira dixit...) a acrescentar pouco ao que já se passava.
Album na mão, autografado como convém, faltava ouvi-lo... Fez-me lembrar aquela comparação que tantas vezes se faz entre um bom livro e o filme que depois é realizado tendo-o por base...o filme raramente está à altura.O cd, apesar de muito bom, não consegue captar a força que a música de Carlos Bica tem ao vivo...mas o génio está lá!
Para ouvir até gastar...

1 Comments:

Blogger jb said...

podem ler uma recente entrevista ao Carlos Bica, aqui.

5/11/05 12:03  

Enviar um comentário

<< Home