sábado, março 28, 2009

Ignorância, Ambição...ou o (ainda) longo braço de Mao



Após ter reunido com Gordon Brown, num assomo de verdadeira inspiração, Lula da Silva declarou que a crise mundial foi "fomentada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes da crise pareciam que sabiam tudo, e que agora demonstram não saber nada".
Das duas uma: ou pensava estar "off the record" (altamente improvável, visto que se tratava de uma conferência de imprensa...) ou foram declarações perfeitamente ignorantes e racistas, o que para um chefe de Estado de uma das recentemente denominadas "potências emergentes" (embora num nível bem diferente da Índia ou da China) não deixa de ser irónico e ridículo, já que nitidamente "morde a mão que lhe dá de comer".


E por falar em ignorância e China, assuntos praticamente indissociaveis, ventos agrestes sopram da terra natal de Mandela...
Numa altura em que se recordam 50 anos de repressão e verdadeiro genocídio do povo tibetano pela China, o porta-voz do governo sul-africano afirmou publicamente ter sido recusado o visto ao Dalai Lama, convidado a intervir numa conferência sobre o papel do futebol na luta contra o racismo e a xenofobia (juntamente com Frederik de Klerk e o arcebispo Desmond Tutu), para evitar pôr em risco as relações bilaterais com Pequim (um dos seus maiores parceiros comerciais), após inicialmente o argumento ser apenas de que a visita "não era do interesse do País", já que não tinha sido o Estado sul-africano a convidá-lo.
Em tempos de crise, enterram-se as memórias da luta de um povo (ou melhor de dois povos...) pelos mais básicos direitos do ser humano no tilintar de mais uns trocos nos cofres estaduais.
Mudam-se os tempos...

1 Comments:

Blogger Filipe Machado said...

Participa na sondagem "Melhor James Bond com Pierce Brosnan” até ao dia 20 de Abril 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com. Só faltam 16 dias!!

4/4/09 20:17  

Enviar um comentário

<< Home