terça-feira, maio 10, 2005

Back to the real life...

Mais uma Queima que passou...e agora custa tanto voltar à real life, ao dia-a-dia desta cidade onde não se passa nada e readaptar o relógio biológico ao horário "normal".
O que ajuda é saber que neste país as coisas ainda vão estando mais ou menos agitadas, pelo menos quanto à nossa política.
Começou a "corrida" para as autárquicas.Os novos lideres são postos à prova, principalmente no que respeita à escolha dos seus candidatos.
Marques Mendes ainda há pouco chegou e já tem duas enormes "batatas quentes" entre mãos:Valentim Loureiro e Isaltino Morais.
Em ambos os casos, os seus nomes foram preteridos para a candidatura nas respectivas câmaras (GOndomar e Oeiras) e está aberta a guerra, já que se prevê que formalizem candidatura, sendo que a de Isaltino será como independente e a de Loureiro provavelmente seguirá o mesmo caminho, já que, apesar de o líder do PSD lhe ter retirado o apoio, alegando falta de confiança política (que, verdade seja dita, ainda não foi convenientemente justificada), a concelhia local mantém o major como o seu candidato.
Prevêm-se para hoje declarações dos partidos de direita, esclarecendo (espera-se que de vez) este e outros assuntos tais como os moldes em que serão apresentadas as candidaturas a Lisboa e ao Porto.
Quanto aos casos Isaltino e Valentim demonstram algo que, infelizmente, já não é novidade: o apego desmesurado e inconsequente ao poder de alguns autarcas que, por muito que o circo pegue fogo à sua volta, insistem na teoria de que nada os pode queimar. Espera-se que a nova lei que restringe o número de mandatos autárquicos tenha uma aplicação célere, evitando futuras "birras" como estas...

Chegou hoje ao conhecimento público mais uma "bomba" bem nociva para a Direita.
Nobre Guedes (ex-Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território), Telmo Correira (ex-Ministro do Turismo ) e Abel Pinheiro (antigo responsável das finanças do CDS-PP durante a presidência de Paulo Portas) encontram-se envolvidos num processo de tráfico de influências, tendo sido este último interrogado durante 7 horas esta madrugada, após o qual foi libertado sob caução.Quanto a Nobre Guedes, foi também constituído arguído no âmbito deste mesmo processo, encontrando-se, no entanto, tanto ele como Telmo Correia protegidos pela imunidade parlamentar inerente aos seus actuais cargos .
O caso tem já uma década e iniciou-se quando a sociedade Portucale, ligada ao Grupo Espírito Santo, procurou obter viabilização para a construção de um empreendimento turístico numa área protegida em Benavente.
Poucos dias antes das últimas eleições (publicação foi feita a 8 de Março), um despacho conjunto dos Ministros do Ambiente, Agricultura e Turismo veio desbloquear a construção do empreendimento e autorizar o abate de 2600 sobreiros (espécie legalmente protegida), por a considerar de "imprescindível utilidade pública" .O actual Governo veio já revogar o despacho, considerando não se encontrar fundamentado o imprescindível interesse público do empreendimento e o facto de não existir ainda qualquer declaração sobre o impacte ambiental da obra.
Mais uma história de um Governo que vai deixar saudades e uma borra bem visível na retrato perfeito que Portas tinha feito dos Ministros PP do anterior Governo...Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos...