segunda-feira, maio 16, 2005

Rock is not dead...




...E quando pensava que mais nada me podia surpreender em termos do rock mais pesado que se vai fazendo por aí (leia-se metal...se bem que as classificações só interessam para procurar música nas lojas ou ver as críticas...), este álbum vem ter às minhas mãos um ano depois de ter saído.
Porquê a surpresa?Porque neste estilo de música inovar é dificil e as tentativas mais recentes têm resultado em fracasso, redundando em algo mais comercial que outra coisa ou então simplesmente intragável.
O som é uma mescla bem trabalhada entre o rock mais clássico dos anos 80-90 (por exemplo de uns Metallica da formação original ou de uns Black Sabbath, quando o Ozzie ainda sabia cantar...), perfeitamente audível em alguns riffs e nos solos, e a modernidade, soando a espaços a Tool e aos Deftones de "Adrenaline" e "Arround the Fur", subtraíndo a loooonga duração das faixas de Tool (embora a penúltima faixa tenha mais de 13 minutos...sugados até ao último instante) e a voz desafinada de Chino Moreno e adicionando uma lição bem estudada de como fazer música poderosa sem abdicar de um som completamente "radio unfriendly" e usar a inspiração alheia não para a "clonar" mas apenas para voar mais alto.
A secção rítmica é fabulosa, com o baterista Brann Dailor a explicar com mestria como deve ser a batida num álbum destes e o baixista Troy Sanders (que também dá uma ajuda nas vozes)a complementá-lo na perfeição.
A técnica e os riffs de Bill Kelliher e Brent Hinds (também vocalista), tornam a guitarra na protagonista omnipresente do álbum, surpreendendo à medida que as músicas se vão sucedendo pela sua estrutura sólida e inovadora...e sem dar por isso, começamos a tocar na nossa guitarra imaginária, sonhando que somos estrelas de rock...
Não é o álbum perfeito (será que ele existe seja qual for o estilo musical?) mas é ainda o 3º da carreira dos Mastodon, sendo o 1º de 2001...espera-se que a máquina ainda não esteja completamente oleada e o melhor ainda esteja para vir.


Dia 29 de Maio estão no Super Bock Super Rock.

Malditos exames!!!!!