quinta-feira, maio 18, 2006

Ricardo Quaresma e o Mundial

Ontem, num rasgo de loucura, coragem e consciência critica decidi escrever ao Sr. Luís (Luiz). Eis o teor integral, sem qualquer censura, do texto que carinhosamente enviei para o endereço da Federação Portuguesa de Futebol, fut_senior@fpf.pt:

"Nota prévia:

Mesmo sem saber se o presente texto/opinião será lido pelo responsável máximo (e não único) de todas as selecções nacionais de futebol, ainda assim lhe dirijo o mesmo:


Muito boa tarde Sr. Luís Filipe Scolari:

Desde já os meus mais sinceros parabéns pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos na Nossa Selecção (a minha e a de todos os portugueses). Se nada mais houvesse, os resultados estão aí e demonstram e comprovam a excelência do S/ trabalho. Mas não é necessário recorrer à "lógica futobolesca" de que os resultados tudo justificam. No caso da selecção sénior, (é preciso que se diga que é sobre este escalão que me irei debruçar nas próximas palavras – afinal de contas é este escalão que V. Exa. é verdadeiramente o principal responsável, uma vez que nos outros escalões é uma responsabilidade meramente institucional) dizia, no caso da selecção sénior a capacidade de liderança e o respeito que incutiu em todos os jogadores é de realçar.

Não obstante, depois de tomar conhecimento da lista dos jogadores convocados, a minha consciência obriga-me a tecer algumas considerações e a fazer chegar a V. Exa. aquela que é a opinião de muitos portugueses, se não a de todos (aparentemente, só não será a opinião dos responsáveis da Federação!). Tal resume-se a um único ponto de vista: Ricardo Quaresma.
É lamentável que aquele que foi considerado unanimemente pela crítica desportiva, leia-se, treinadores, jogadores, jornalistas, opinion makers e incrivelmente pelos "treinadores de bancada" como sendo o MELHOR jogador da presente época em Portugal não seja convocado.
Não se trata de o comparar com este ou aquele jogador. É tão só uma questão de mérito profissional e desportivo.
Todas estas opiniões a que me refiro têm como ponto de partida seguinte ideia: na Nossa Selecção jogam os MELHORES jogadores nacionais que se mostrarem disponíveis para o efeito. Por isso mesmo, à simples questão "merece o Quaresma ser considerado um dos melhores jogadores nacionais e por isso ser convocado?", só se pode dar uma simples e imediata resposta: É CLARO!!!!
Ao invés, se olharmos para a lista de convocados o que vemos? Uma família. A família de V. Exa.. Que sentimento nobre! Mas é suposto a Selecção Nacional Portuguesa ser uma família? O que interessa mais aos objectivos Alemanha/2006, a união e espírito de grupo ou a qualidade dos jogadores e o mérito desportivo destes? Com Quaresma na Selecção teríamos menos família?
A selecção é de TODOS. Pois bem, se todos queremos Quaresma na selecção, qual a razão que justifica não o ter convocado?

Os nossos dirigentes federativos definem V. Exa. como sendo um seleccionador determinado e de ideias fortes. Porém, tanto determinismo em outras tantas situações mais parece teimosia. Ora, para marcar posição, ora só para contrariar…e convenhamos, decidir só para ser do contra, vale o que vale!!

Pela presente pretende-se apenas demonstrar que nem sempre se está correcto e admitir o erro é uma virtude. Terá V. Exa. a HOMBRIDADE de o fazer?

Creia-me: As melhores felicidades.

João Costa
P.S. – Para o caso de o presente texto não ser lido pelo Sr. Luís, queira V. Exa. de o fazer chegar ao responsável pelo Sr. Luís, o Sr. Dr. Gilberto Madaíl a fim de este também se inteirar daquele que é o sentimento geral do Portugueses… "

Deixo à Vossa consideração se devem, podem ou querem fazer igual!!

1 Comments:

Blogger o bárbaro said...

Ainda só não percebi onde estão os resultados de que o LFS se pode orgulhar.

Treinador que é treinador, treina um CLUBE, num CAMPEONATO NACIONAL, durante UM ANO COMPLETO.
Queria ver este iluminado a ter o discurso foleirote do costume durante um ano - não chegava ao Natal.

É bom não esquecer que Humberto Coelho também levou a selecção às meias finais do Europeu. E com jogos e exibições extraordinários. E depois? Mais alguém ouviu falar dele?

Se LFS quer provar alguma coisa, ficamos à espera do dia em que ele faça jogos semanais (e contra o Rio Ave e o Gil Vicente e a Académica).

18/5/06 11:14  

Enviar um comentário

<< Home