terça-feira, janeiro 20, 2009

Revolutionary Road



Can two people break away from the ordinary without breaking apart?

Em torno desta premissa nasce todo o enredo da película.
Correm os anos 50 nos subúrbios de Connecticut.
Frank e April conhecem-se numa festa e apaixonam-se à primeira vista.
Aproxima-os uma visão comum da vida como oportunidade para desafiar as premissas pré-estabelecidas de uma sociedade em que a estabilidade e as aparências prevalecem, em deterimento da afirmação da individualidade e da felicidade de perseguir a verdade interior.
No entanto, com o avançar da vida a dois, acabam por caír no mesmo marasmo que os rodeia, acomodando-se nessa falsa segurança de serem especiais, quando, de facto, já eram apenas mais um casal. Ela uma doméstica tratando dos 2 filhos do casal e ainda recuperando da frustração de falhar uma carreira como actriz. Ele enterrado num aborrecido mas relativamente bem pago emprego num escritório.
Chegam as dúvidas, os desvios no caminho traçado a dois, a consciência da impotência perante a força dos ditâmes do convencionalmente estabelecido como normal e aceitável.
Até que April cria um plano para uma mudança radical que lhes permitiria tomarem de volta as rédeas das suas vidas.
If being crazy is living life as if it mattered, i don´t care if we´re insane.
Mas a paixão, os sonhos, a felicidade imaginada e desejada chocam brutalmente com a realidade.
O vazio interior soma-se à angústia criada com este choque.

Para além das brilhantes interpretações, quer dos protagonistas, quer de todos os actores secundários, com destaque para Winslet que enche o ecrã com o melhor papel da sua carreira e para um desconcertante Michael Shannon (que merecia uma nomeação para melhor actor secundário), Sam Mendes (servindo-se do romance homónimo de Robert Yates) pinta um fresco profundo e introspectivo da sociedade americana do pós-2ª Guerra Mundial que, embora aparentemente foque problemas temporalmente localizados, como a ausência de emancipação da mulher na sociedade e no casamento, deixa inevitavelemente a um olhar mais atento um frio no estômago, pela percepção de que, em mais de meio século, pouco mudou...

Uma das melhores obras cinematográficas do ano.
Estreia dia 29 deste mês.


Sea of Love - Cat Power