sexta-feira, setembro 23, 2005

Felgueiras, um case study

Se ultimamente têm havido queixas de que a prisão preventiva é aplicada demasiadas vezes, no caso de Fátima Felgueiras a escolha de outra medida de coacção não devia sequer ser ponderada. Se em casos anteriores várias figuras da justiça alertaram para a ausência de indícios de perigo de fuga, neste a fuga aconteceu mesmo, é um facto, não é uma remota hipótese. Vale o bom senso do Ministério Público ter recorrido da decisão do tribunal de Felgueiras (Felgueiras terra, ainda que a situação nos possa fazer perceber outra coisa - que não estará muito longe da verdade dos factos...).
O pior, a meu ver, são as consequências políticas deste regresso triunfante de F. Felgueiras e da imunidade de que parece gozar - como se de uma vitória, como muitas suas, se tratasse, levando o povo a venerá-la: a destemida injustiçada que regressa para os salvar!
Hoje o Diário de Notícias divulga on-line os resultados de uma sondagem DN, TSF e TVI , que mostram como, se as eleições são agora realizadas, Felgueiras ganha sem dificuldades, roubando votos ao "colega" do PS, aos adversários de PSD e mesmo à CDU (força minoritária em Felgueiras)! E o exemplo desta "intocável" senhora serve de inspiração e de força mobilizadora a todos os apoiantes de um Valentim Loureiro, de um Isaltino Morais, ou de um Avelino Ferreira Torres. Outrora descrentes e com opção de voto já apontada para outros candidatos, os seus velhos apoiantes vão agora redireccionar a sua intenção, acreditando ser possível a eleição daquele que sempre lhes falou ao coração, mas que ultimamente achavam, hesitantemente, menos credível.
(pode cair-se outra vez na máxima «algo vai mal na justiça», mas cultural e educacionalmente as coisas vão muito pior - não será essa a questão fulcral?)