segunda-feira, novembro 07, 2005

Alegre vs Soares – II

Esta aparente luta dentro do Partido Socialista pode ser uma falsa questão. Como se pode compreender que Alegre (O poeta da Liberdade, da luta contra a opressão e o fascismo) possa comprometer a sua posição dentro do partido (sendo ele um “partidocrata”) por uma eleição que todos diziam que estava perdida antes de o ser?
Desafiando, deste modo, essa coisa conquistada no 25 de Abril que é a disciplina partidária! Grandes arautos da liberdade, que em nome de uma instituição partidária e da sua vontade, se deixam calar e não impõem a sua posição – outra questão para um destes dias…

Se me permitem teorizar sobre esta guerrinha (pois não passa disso) dos “senhores feudais e socialistas”, eis uma teoria da conspiração:
O Bloco está a crescer. Está, por um lado, a conquistar terreno (digo eleitores) ao PCP. Este nada pode fazer se não fechar-se ainda mais. Tornar-se ainda mais ortodoxo. Caso contrário poderá cair na decadência comunista em que caíram alguns PC’s dessa Europa!!
Por outro lado, o Bloco está também a conquistar eleitores do espectro socialista – a essa conclusão facilmente chegamos se compararmos que o crescimento do Bloco está a ser maior que a descida do PCP, o que só se justifica pela conquista de eleitorado socialista que não é do dito “centro”.
Ora, é necessário que o PS não deixe que esse ROUBO continue. Tem necessidade, portanto, de apresentar uma imagem dita alternativa, mesmo sendo o partido do governo. O PS tem de fazer o mesmo papel que faz o Bloco: alternativa e alternativa à alternativa. Conseguindo, assim, abranger um eleitorado mais vasto e recuperar os votos perdidos. Para tanto, recorreu a uma suposta divisão entre dois grandes amigos, dois grandes pensadores, dois grandes lutadores da Liberdade. Temos assim duas posições, uma mais centrista e consensual (Mário Soares) e outra mais alternativa, de uma esquerda renovada (Alegre). Esta última, como é óbvio, é suposto perder, pois o PS quer um presidente do centro e consensual. Só resta ver, se tal de facto vai acontecer…a ver vamos!!!