segunda-feira, julho 17, 2006

(cons)ciência

Nota prévia: hoje é dia 17 de Julho de 2006 e o presente texto vem a propósito de conversa havida na semana passada. É só uma tomada de consciência da consciência


Aos 17 dias do mês de Julho de 1906 o Mundo era tão mais interessante: ainda não haviam guerras mundiais. A economia não era mundial. O inglês não era a língua mundial oficial. Ao invés, os países tinham soberania. Portugal ainda chegava a África. E tínhamos um Rei a sério!
Mas melhor do que tudo isto, era a Nossa consciência. Ou melhor, a ausência de conhecimento.
À medida que vamos “avançado” no conhecimento, a única certeza de que vamos “tomando” é a finitude do Homem. E isto é deveras chato! Mesmo muito chato. Irrita-me, prontos!

No outro dia, diziam-me (e esta é a tal conversa): “já viu que agora temos os raios ultravioletas! Meu pai andou anos e anos a trabalhar o campo, sem usar protector solar, sem usar cremes hidratantes, sem respeitar as horas de repouso solar e viveu até aos 90 anos! Com tanto conhecimento, só limitamos a Nossa Liberdade!”
Curioso não é? O Homem, através da Ciência, em vez de se libertar, está a criar regras e proibições à sua própria liberdade!! É caso para dizer: e esta hein?

5 Comments:

Blogger jb said...

há 100 anos já existiam os raios uv, assim como hoje existem as coisas que ainda não descobrimos. mas há 100 anos não havia o buraco na camada de ozono que temos hoje, não por não a termos descoberto, mas porque não existia mesmo. não deixas, no entanto, de lançar uma boa questão.

18/7/06 12:23  
Blogger Rui Costa said...

Será quem em 1906 as coisas eram assim tão diferentes?

A 16 de Fevereiro, são apreendidos, em Lisboa, os jornais "A Paródia", "Novidades" e "O Liberal", por criticas ao Governo...
A 18 Abril, grande terramoto de San Francisco...
A 8 de Maio era fundado o Sporting Clube de Portugal...
A 17 de Agosto nascia Marcelo Caetano enquanto que a 19 Maio falecia Pierre Curie
A 23 de Outubro o 14 Bis, fazia o primeiro voo, sendo o primeiro avião que se descolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento.

As coisa também aconteciam em 1906 com ou sem consciência. Pessoas nasceram e morreram, a ciência evoluia, havia corrupção e censura... Tal como em 2006 as coisas vão-se fazendo com ou sem consciência.
Em 1906 não havia carros como os de hoje, não havia cerveja como há hoje, não havia ar condicionado, não havia blogs como este... Faziam-se filhos, e muitos... E hoje nem vê-los!!!

20/7/06 19:18  
Blogger Hugo said...

1906 nao podiamos ver o Israel-Líbano
Onde é que vão ver? Estava a pensar alí no Irish Pub de Malasaña.
Agora que não há estrangeiros o campo está mais praticável e prometem-se muitos golos. Não se esqueçam que o árbtro só deu uma semana de desconto de tempo... pode ser que dê mais um bocadinho

21/7/06 13:19  
Anonymous Anónimo said...

:)

23/7/06 02:30  
Blogger Seco said...

"Faziam-se filhos, e muitos... E hoje nem vê-los!!!"...
E os que se fazem, já num andam no "campo, sem usar protector solar, sem usar cremes hidratantes", sem prazer pelo que é vida natural!
Encontram-se em clínicas de entertenimento, intituladas de ATL's, actividades desportivas, culturais e afins. Aprendem a ser pessoas ocupadas tal qual seus pais, aprendem a correr...
...pena num ensinarem para onde!

26/7/06 18:15  

Enviar um comentário

<< Home