sábado, junho 04, 2005

let's jazz!


Louis Armstrong Hot Five

Por vezes a cultura chega ao homem por meio do bichinho do coleccionismo, desse mágico acumular de uma riqueza não monetária, protagonizada por um prazer quase infantil. E com o juntar quantitativo, o homem é naturalmente invadido pela substância dos objectos adquiridos, e assim se acrescenta.
Será porventura com objectivo de explorar também este espírito que nos habita de uma forma geral, que são lançadas por jornais e revistas as conhecidas e cada vez mais frequentes colecções de livros, cds, dvs, calendários, etc. Ainda que cada um tenha noção do tempo que demorará a absorver cada colecção, de tão extensas que costumam ser, cada um compra para ter a colecção completa. Claro que o preço reduzido de cada unidade, comparado com o preço a que se encontram nas lojas, incentiva à compra, mas julgo que será só uma facilidade para que o primeiro passo seja dado rumo ao completar da colecção.
Escrevo isto a propósito da coleção de cd + booklet "let's jazz em público" que sai às 5ªs com o Público. Julgo que por pouco dinheiro se fica com uma boa documentação sobre a história do jazz, o que é excelente tendo em conta a fantasmagórica cultura do jazz em Portugal. Os dois primeiros números (31, ao todo) já saíram, a música é boa, muito boa, um trabalho coordenado pelo famoso José Duarte (dos "5 minutos de jazz" da antena 1). Desaponta apenas pelo pouco texto: essencialmente fotografias, um texto sobre o tema do cd, e um comentário a cada faixa audio ao bom estilo de José Duarte. Apesar da sua excentricidade - aliás implícita de certo modo no projecto - perdoa-se-lhe algum elitismo um tanto ou quanto condicente com a forma como o jazz é sentido no nosso país, que torna o já pouco texto pouco acessível. O que não deixa, no entanto, de ser permitido a quem tem o maior espólio de jazz em terras lusas (ou pelo menos tinha, já que o doou à Universidade de Aveiro, onde fundou o Centro de Estudos de Jazz) e que ao jazz dedicou a sua vida. Pode não gostar-se do estilo, mas concorda-se que de outra forma (e por tão pouco dinheiro) seria impossível o acesso ao raro material que a coleção nos dá - podem, por exemplo, ouvir Louis Armstrong cantar "Coimbra" em versão big band "April in Portugal"!
A colecção está bem organizada, com números sobre músicos intercalados por dois sobre instrumentos. Pelo dinheiro ou pelo coleccionismo, o importante é começar, porque esta é a não perder!

1 Comments:

Blogger Me, Myself and I said...

Já somos 2 a coleccionar... :)
Abraço

8/6/05 18:05  

Enviar um comentário

<< Home