quarta-feira, junho 08, 2005

Serralves em Festa

Este ano tive a felicidade de poder estar presente neste acontecimento, que se repete pelo 2º ano consecutivo com um sucesso para além de todas as expectativas.
Serralves é já por si um local ímpar, por todo a sua envolvência e mística e pela qualidade das exposições que nos oferece. Mas realmente incrível foi encontrar esse mesmo local a fervilhar de pessoas de todas as "tribos" e idades e de actividades para todos os gostos, num espírito quase de festival de Verão (barraquinhas de cerveja incluídas), confirmando e reforçando a proximidade singular que este casa da cultura tem com a população portuense (e não só...).
O objectivo principal da visita era assistir à actuação da Mingus Big Band, que interpreta temas de conterabaixista Charles Mingus.
A fasquia estava bem alta, sendo referidos por todo o lado como uma das melhores big bands do mundo, e os seus créditos foram mais que confirmados já que foi um grande espectáculo. Presentes em palco (improvisado numa tenda de circo no prado mas com uma acústica bem razoável) estiveram, se não me engano, 3 trompetes, 3 trombones (sendo um deles também cantor e MC), 5 saxofones e a secção rítmica base com piano, contrabaixo e bateria (incansável e perfeita, com 3 ou 4 solos sobre-humanos).
A banda esteve sempre impecavelmente coesa, sendo os "coros" intercalados por 2 a 4 solos por música, todos eles excelentes, com destaque para um dos saxs (que era também o "maestro")que, ao melhor estilo coltraniano, nos presenteou com um som fabuloso. Destaque também para o cantor/MC, a alma da banda, com uma voz de Blues que encaixava como uma luva nas músicas que cantava e que tranformou o encore no melhor momento da actuação, animando as hostes com o seu bom humor contagiante, conseguindo pôr um público já rendido a participar.
A actuação terminou com "Shuffle Stop Boogie", a que o MC adaptou uma letra de Spider Man e em que todos os músicos, em fila indiana, tiveram direito ao seu solo...Inesquecível.
E eu que não ligava às big bands...
Para o ano há mais.