sexta-feira, setembro 02, 2005

Estado (de sítio) de Nova Orleães

Numa das cidades mais emblemáticas dos E.U.A., onde o preto era tratado por “rapaz” não obstante a idade no século XX e, já no corrente, as mulheres mostram os peitos em troca de colares de contas, decorrem motins e pilhagens nas ruas. O furacão Katrina causou grandes estragos e motivou a quase deserção da terra. Alguns refugiaram-se em estádios e outros complexos. Outros fugiram. Outros, porém, mantiveram-se atentos e agora Nova Orleães é a verdadeira terra da oportunidade. Os “abutres” dedicam-se a pilhar lojas e casas, imperando a ausência de ordem. Não há organização, não há ordem pública, não há democracia, não há valores de 1º mundo. E já há, o que é típico destas zonas sub-desenvolvidas, imposição de lei marcial.
Como a ONU parece não querer intervir, correm rumores de que haverá uma actuação conjunta de dois países para impor a ordem e restaurar “os mais básicos princípios democráticos e direitos humanos”. Uma força internacional que actuará ao arrepio da ONU, será liderada pelo Iraque e terá como aliado o que muitos manifestantes neo-hipies apelidam do seu cãozinho, Afeganistão. A mais típica graçola hipie é chamar-lhe Afeganiscão. Segundo o executivo iraquiano, “A ONU não funciona nestes moldes, logo é nosso dever, enquanto democracia mais desenvolvida, actuar e repor a ordem e restaurar a aplicação dos Direitos humanos ao pobre povo americano.”

4 Comments:

Blogger salomé said...

Excelente texto! De uma ironia arrebatadora. Vou "linká-lo".

2/9/05 12:26  
Blogger Palmilha Direita said...

Obrigado! Quando os tempos também são irónicos...

2/9/05 12:33  
Blogger Le said...

Afeganiscão???????
Tás doente!

2/9/05 12:44  
Blogger Duarte Abrunhosa e Sousa said...

Estou mortinho de ver o filme que vai ser feito sobre estes acontecimentos... Aposto no Leonardo Di Caprio para actor principal...

2/9/05 13:48  

Enviar um comentário

<< Home