sábado, setembro 03, 2005

Tragédias




As tragédias impressionam qualquer um.
Sejam elas de origem natural, sejam elas de origem humana, quando somos sujeitos a uma força irresistível sentimos a angústia.
O que mais me impressiona na catástrofe que se vive em Nova Orleães são as concentrações de milhares de pessoas em espaços como o superdome ou o centro de convenções. Ali reina a violência; ali a nossa ordem suspende-se; ali voltamos à barbárie...
O que se sabe do que se passa nesses locais não é muito diferente daquilo que se veio a saber da escola de Beslan - fez ontem, 02 de Setembro, precisamente um ano desde que a escola foi tomada de assalto - nem é muito diferente do que se soube dos campos de acolhimento às vítimas do tsunami.
Há uma descrição muito forte sobre o que será viver um momento desses: está no livro de Saramago Ensaio sobre a cegueira. O livro é, para dizer o menos, chocante. Conta-nos, em pormenor, o que acontece num local de refúgio.E é em momentos em que lemos as notícias de Nova Orleães que vemos que o livro, apesar de nojento, é extraordinário.
Valha-lhes, ao menos - às vítimas, digo eu - o facto de terem um presidente capaz de colocar milimetricamente, ora o cotovelo direito, ora o cotovelo esquerdo, em cima do palanque de onde discursa. Have no doubt!