terça-feira, março 15, 2005

As primeiras medidas...

O novo Governo, cuja tomada de posse foi das mais rápidas e discretas de que há lembrança, já começou a trabalhar.
No discurso de tomada de posse (Ver www.publico.clix.pt, dia 13 março), Sócrates avançou 2 medidas a tomar a curto prazo: a comercialização dos medicamentos de venda livre em outros locais que não as farmácias e a realização do referendo popular ao Tratado Constitucional Europeu na mesma data das eleições autárquicas.
OS farmecêuticos insurgiram-se contra a primeira medida anunciada, como seria previsível, que só pecou por tardia e faz o mais perfeito sentido que seja posta em prática no mais curto período de tempo possível, porque significará um acesso bastante masi fácil e célere a medicamentos que são quotidianamente utilizados por muitos milhares.
Quanto à data indicada para a realização do referendo, num contexto em que seremos chamados às urnas pela 2ª vez no mesmo ano, é no mínimo louvável procurar minorar esta "carga eleitoral", que, inevitavelmente, tornaria esta consulta popular num recordista de abstenção...
Uma outra novidade foi o regresso das secretarias de Estado à capital já que, sendo um dos grandes desígnios deste Governo reduzir ao máximo as despesas, nada melhor do que dar o exemplo de fora para dentro.
Louvável é também o esforço de manter a sobriedade e evitar possiveis contradições, adiando a divulgação de novos pontos do programa de Governo para o período posterior à discussão deste, demonstrando também o respeito devido pela Assembleia da República.Nada melhor do que aprender com os erros dos outros...
Em suma, bons indícios de que as coisas podem mudar para melhor...pior seria difícil!