terça-feira, abril 12, 2005

Mais do mesmo?

Para gáudio de uma Direita ferida e humilhada, este fim de semana o PSD voltou à imprensa em força...Já estávamos com saudades.
O congresso foi a mera confirmação do que já se esperava: a eleição de Marques Mendes como novo secretário geral do partido.
Santana fez o bom velho discurso do coitadinho e despediu-se com um "i´ll be back" que já começa a ser um bocado aborrecido...Se há coisa que se deve saber fazer, principalmente em política, é tirar umas férias quando estamos nitidamente a mais e acima de tudo, se a nossa presença prejudica o partido...
Pelo meio ainda houve uma réstea de emoção quando se pôs a possibilidade de a moção do "outsider" António Borges ser a mais votada...mas a boa velha disciplina partidária prevaleceu sobre a não tão boa alternativa democrática (não confundir com A. D. e conceitos afins...) e venceu quem tinha de vencer embora por uma margem surpreendentemente reduzida relativamente à candidatura rival (57% vs. 43%).
Procurando desde o início "agitar as águas", talvez buscando um milagre qual Moisés no deserto a caminho da Terra Prometida, Mendes ameaçou bloquear a revisão constitucional que viabilizaria a realização simultânea do referendo europeu e das eleições autárquicas (para a qual é exigida uma maioria de 2/3 dos deputados em efectividade de funções)caso o PS insista na ideia de uma eventual consulta popular relativa à interrupção voluntária da gravidez, argumentando que o referendo europeu é uma prioridade nacional.
Será que a Direita está efectivamente receosa que uma nova consulta popular referente à despenalização do aborto vá no sentido inverso da anterior? Ou tudo isto não passa de uma "birra" (palavras de Louçã...) e um modo de tentar demonstrar que o PSD ainda conta alguma coisa na vida do País que governou com tanta eficiência e bom-senso?
Em suma, mais um congresso "para inglês ver", procurando demonstrar uma unidade evidentemente falsa num partido talvez mais fraccionado que nunca...MArques Mendes vai ter muito que fazer para arrumar esta casa cheia de pó e cacos.Que tal uma política de "Terra Queimada" like in old Russia?Se for preciso ajuda...