segunda-feira, novembro 07, 2005

Let the games begin...

E eis que o anúnciado "combate" se inicia...
A generalidade da imprensa procura focar as atenções nas duas candidaturas mais sonantes (Soares e Cavaco) enquanto que um Alegre cada vez mais optimista continua a fazer de tudo para se manter à tona...e com os seus discursos inusitadamente utópicos e pseudo-revolucionários, com direito a finais apoteóticos em que se entoa em coro a "Trova do Vento que Passa", sempre vai tendo o seu espaço nos telejornais e afins.Será que terá resultados esta postura? (Impõem-se uma outra questão premente:será que o Pac estava sóbrio quando aceitou ser o seu mandatário para a juventude?)
Pelas restantes candidaturas deram a cara os líderes do PCP e do BE, para mais uma luta inglória votada ao fracasso desde o início, pela ausência de opiniões unânimes acerca dos seus perfis políticos. O PP, para não variar, tomou o caminho mais fácil de apoiar o único candidato de Direita e reduziu-se à sua cada vez menor importância no panorama político português.
Quanto à campanha em si tem tido os seus momentos...
Cavaco, talvez inspirado no exemplo de Durão nas Legislativas que venceu, procura gerir da maneira mais sábia o seu silêncio, falando pouco e bem e mantendo-se equidistante de todas as forças políticas, evitando questiúnculas e assumindo uma posição de Estado, como convém.
Os candidatos de Esquerda atiram em todas as direcções, correndo assim o risco de, mais tarde ou mais cedo, darem um tiro no pé...O que se afigura estranho é o facto de a Esquerda não centar as atenções em Cavaco (o que se compreende, porque a única alternativa será lembrar os tempos em que foi Primeiro Ministro...e tanta água já passou debaixo da ponte entretanto...) e na busca de um modo de apresentar ideias inovadoras para o cargo a que se candidatam, optando antes por se degladiar de uma forma tão vazia que chega a ser cómica.
Vazia...provavelmente o adjectivo que melhor caracteriza a campanha presidencial até agora. Os discursos da Esquerda são vagos e centrados no ataque pessoal e enquanto a Direita se remete ao silêncio, os "velhos do Restelo" (e outros não tão velhos...) conjecturam sobre uma eventual revisão e alargamento dos poderes presidenciais e até mudanças no sistema político semi-presidencialista vigente...
Excepção feita à TVI (que ultimamente tem promovido entrevistas com todos os candidatos, separadamente claro, mas, apesar da intenção, pouco têm acrescentado ao que vem sendo dito), os media nada têm contribuído para uma debate construtivo sobre as orientações de fundo de cada candidatura, optando por promover polémicas pontuais e desmentidos nas manchetes e prime-times.
Seria bom ver os candidatos tomar a iniciativa de elevar a dignidade desta campanha (ou pré-campanha), correspondendo ao que o eleitorado provavelmente espera de quem se candidata ao mais alto cargo político do Estado Português.
Utopias...