segunda-feira, dezembro 12, 2005

COMPRAS DE NATAL

Hoje deparei-me com um inquérito interessante no sítio do público: Onde prefere fazer as suas compras de Natal? Nas grandes superfícies ou no comércio tradicional? Reflecti um pouco…mas a resposta foi quase imediata: nos centros comerciais! Mais de 60% dos votantes também tiveram opinião idêntica à minha…(curioso é haver 40% a querer fazer compras no comércio tradicional).
Tais percentagens levaram-me a pensar no que agora passo a compartilhar: sem saber qual a razão ou racionalidade, todos gostamos (esta tendência para a generalização é tão portuguesa, assim como é este explicar supra-nacional que os portugueses pensam desta forma ou dizem aquilo ou vestem assim – até parece que não sou português e por via disso também penso da mesma forma e digo aquilo e visto assim!), mas dizia eu, todos gostamos de apregoar que fazemos orgulhosamente compras na baixa ao Sábado de manhã ou ao final do dia! Quantos? Todos o dizemos! Mas, por alturas de Dezembro é uma corrida louco ao Norte, ao Arrábida, ao Gaia, etc… e muitos dos que ao Sábado percorrem Santa Catarina, em vez de ir ao dito comércio tradicional, procuram as zara’s e pull & bear’s!
O que se pretende dizer é tão só isto: eu gosto de dizer que faço compras na baixa, no dito comércio tradicional, mas, na verdade, onde as faço é nas grandes superfícies!! É esta a grande conclusão que vi algures (já não me lembro bem onde e a que propósito, se era um estudo ou se era também um texto de opinião…mas isso pouco importa quando é a minha opinião, pois neste caso deixa de ser um estudo, ou opinião de outrem para passar a ser a minha opinião, a minha reflexão).
Ainda assim eu consigo neutralizar-me: é uma necessidade! Não tenho tempo para perder em compras (sou Homem, não vejo montras, não procuro. Entro, vejo, escolho, pago e compro!), nem com estacionamento (e diga-se que é bem mais fácil encontrar um lugar disponível num centro comercial do que na baixa), nem paciência para percorrer quilómetros (num centro comercial tudo está à “mão de semear”). Por tudo isto, a minha resposta foi rápida: grandes superfícies, apesar da vontade (pois não passa disso, de uma simpatia) de dizer comércio tradicional!!

3 Comments:

Blogger jb said...

este ano estreei-me na compra de prendas natalícias pela internet. sendo o inquérito feito em linha seria interessante incluir essa hipótese de escolha. no meu caso fui forçado a recorrer à rede (dois livros nao editados em portugal). não sei se noutra situação faria a mesma escolha. será possível resistir à sedução do capitalismo natalício - essa apropriação descarada da tradição católica?

13/12/05 14:14  
Blogger Freddy said...

Eu vou na 3a às 10 da mnha à FNAC e despacho tudo em 15 minutos...

Saudades da Zona Franca que hoje faz 2 anos...Parabéns a nós!!!

16/12/05 17:40  
Blogger jb said...

abusar também é uma forma de ignorar (refiro-me ao capitalismo). perspectiva interessante...

16/12/05 18:04  

Enviar um comentário

<< Home