sábado, novembro 12, 2005

dos exemplos - 2



«CM - Sei que tem um ‘bunker’ em casa.
HC - Em Israel, todas as casas construídas a partir de 1991, desde a primeira Guerra do Golfo, têm um ‘bunker’. Na nossa casa é uma espécie de escritório, sala de computadores das crianças, biblioteca, mas que agora durante a guerra do Iraque, quando se temia qualquer ataque contra Israel, era esvaziada e preparada para uma emergência, com água e todo o tipo de alimentos. Em Israel faz parte da vida ter um ‘kit’ de emergência em casa. Quem chega fica muito admirado, mas lá já é perfeitamente normal.»

«S - Onde, e como, se aprende a ser especialista nessa área da reportagem de conflictos?
HC - Com quilómetros, só quilómetros. Suar, correr, estar no terreno, falar muito com as pessoas. Eu não sou daqueles jornalistas que escrevem as crónicas no hotel ou no avião. (...)

S - Tem um seguro de vida?
HC - [Ri] Olhe, uma das minhas televisões, a espanhola Antena 3, sem me dizer nada, fez-me chegar a casa um seguro de vida. Nem me consultaram. Normalmente os jornalistas têm de lutar para terem seguros de vida. Mas neste caso mandaram-me por iniciativa deles. Devem ter os seus motivos.»

(Extracto das entrevistas de Henrique Cymerman ao Correio da Manhã (2004) e à revista Sábado (2005), respectivamente. Para quem não saiba, como eu não sabia, Cymerman nasceu no Porto (!) e lança amanhã o seu primeiro livro de entrevistas. A ver pelos "padrinhos" da obra temos best-seller garantido - e ainda bem!)

1 Comments:

Blogger jb said...

(falo da edição em Israel. a Portuguesa já existe há muito nas bancas)

17/11/05 14:59  

Enviar um comentário

<< Home