segunda-feira, fevereiro 13, 2006

os cartoons heréticos - VI

Caro amigo,

se leres com atenção o que escrevi, eu NUNCA aprovei as reacções violentas. Isto que te fique bem claro. E nunca toleraria censura ou quaisquer limitações à liberdade de expressão em qualquer país democrático, assim como não tolero onde não existe democracia. Isto que fique bem claro também.
O que acho é que existe uma enorme falta de respeito para com uma cultura diferente, que não legitima a violência (DE FORMA ALGUMA!), mas que não deixa de representar uma ofensa.

Quanto à caracterização mais ou menos imagética que as escrituras possam fornecer, e sobre o que uma representação gráfica possa significar, é um problema deles! Se tu não és muçulmano, é óbvio te faz toda a confusão que lhes seja proibída a representação gráfica do seu profeta. Eu também acho que não faz sentido nenhum, por isso é que não sou muçulmano, sou cristão, mas respeito, mesmo que esteja a respeitar um certo atraso de "pensamento teológico", chamemos-lhe assim.

Se acreditas "num sistema de valores que se baseia no respeito pela liberdade e dignidade humana" e se "a nossa cultura tem o dever de o fazer", então pergunto-me se te preocupas igualmente com as tribos canibais de África, ou com alguns rituais bizarros dos índios americanos - ou será que esses não interessam tanto por estarem lá no cantinho deles sem ameaçarem ninguém?

Penso que consegues distinguir a construção de um pensamento filosófico crítico de alta inteligência e densidade, de uma edição provocatória de uns meros cartoons - se me disseres que admiras tanto o editor dinamarquês quanto admiras o Nietzsche, então não sei mais o que pensar...

1 Comments:

Blogger Duarte Abrunhosa e Sousa said...

Quase que aposto que metade dos muçulmanos manifestantes nem sequer sabe o que se passou realmente. Muitos se calhar ainda pensava que estava a queimar bandeiras dos EUA...
Mais uma vez digo: Em setembro as caricaturas foram publicadas no Egipto e nada aconteceu. É claramente um fenómeno manipulado.

13/2/06 23:07  

Enviar um comentário

<< Home