terça-feira, outubro 16, 2007

16 de Outubro de 2007

Hoje é dia 16. Ontem foi dia 15.
Hoje é mais um dia normal de trabalho. Ontem também foi. Mas ontem também foi o "blog action day". E, claro, "nós" ficamos à margem da normalidade dos blogs nacionais e internacionais.
Ora, como é óbvio rejeitamos a ideia do "orgulhosamente sós" e também a desresponsabilização social que tal acto poderá parecer indiciar. NADA DISSO. Nós não escrevemos nada, PORQUE SIM!! Ontem foi, portanto, um dia à Nossa imagem, um dia PORQUE SIM!

Mas eu gostava de aqui dizer que gosto muito do Planeta Terra; e que o Ambiente é nosso amigo; e que temos de respeitar a Natureza Mãe!

Isto posto e mais uma vez gostava de realçar duas notícias que li hoje. A primeira prende-se com a proposta do LFMenezes de acabar com o Tribunal Constitucional. Parece-me acima de tudo uma tentativa de apresentar ideias novas, mas que acaba por ser uma má ideia. Qual a razão para fazer extinguir o Tribubal Constitucional? Será a aplicação do simplex pelo PSD que leva à extinção do TC? Pior, será a integração daquele tribunal no Supremo Tribunal de Justiça. Isto porque, não é só nos Tribunais Comuns que se discutem questões de constitucionalidade. Em boa verdade, também no Supremo Tribunal Administrativo se levantam essas questões. Ora, será que será o STJ que irá ditar a interpretação da CRP ao STA, sendo ambos da mesma hierarquia? É que, sendo assim, também podemos colocar a questão ao contrário: por que não a integração do TC no STA? Um conselho ao LFM: há ideias que são optimas e ideias que são más. Limite-se, de preferência, só às positivas...

A segunda notícia que merece o meu comentário no dia 16 de Outubro de 2007 tem que ver com a mais que esperada candidatura de PSLopes a líder parlamentar do PSD. Não sei se deva rir ou se deva chorar!!
De uma coisa estou certo: Mourinho é o culpado. Não fosse a chegada do Mourinho e o PSL não teria tido o protagonismo que teve.
Analisando politicamente o papel dele no grupo parlamentar, acho que iremos ter duas oposições: a do LFM e PSL. Apesar de afirmarem o contrário, julgo que irá ser inevitável a co-existência de duas vozes com particular intensidade na oposição. De fora do Parlamento estará LFM, cujo espaço de actuação (ou "teatro de operações" como já ouvi chamarem-lhe) será a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, os jantares do PSD e as conferências de imprensa. Maior exposição mediática terá PSL que, no Parlamento, poderá interpelar o Governo e, em especial, o Primeiro-Ministro. Tal confronto directo dará ao PSL maior mediatismo e protagonismo.
Tenho uma dúvida: mesmo que PSL respeite as orientações de LFM, o maior mediatismo de um e a necessidade de LFM contrabalançar, procurando inventar aparições públicas para falar sobre tudo e sobre nada, não irá levar o PSD ao mesmo destino que o PP de Ribeiro e Castro e a "oposição de Portas"?
E por falar nisso, como fica o PP com o PSD a concentrar em si todas as atenções? Já se sabe que no Parlamento as atenções estarão viradas para o PSL (ele irá fazer tudo para isso) e cá fora o LFM chamará a si a atenção dos jornalistas... assim, como fica o PP? Não se adivinham dias fáceis para Diogo Feyo (no Parlamento) e Portas (nos telejornais).
Por último e ainda a propósito da dupla LFM/PSL, pobre Sócrates que ganhou duas sogras para lhe "comerem" a cabeça. Numa das orelhas estará PSL e na outra estará LFM... é bem feita!! Para o que ele anda a fazer, havia de ter o Cunhal na esquerda!! Só para o massacrar... Em vez disso, tem um PCP fraquinho, sem ninguém que se faça ouvir e um "movimento" chamado BE que cada vez mais reclama poder!!

Numa palavra: estamos entregues à bicharada!!