sexta-feira, junho 24, 2005

a porra da festa!

Dois apontamentos sobre a grande festa popular do Porto, o S. João.
O primeiro para dar conta da origem da data do feriado municipal. Foi um acontecimento curioso que teve o Jornal de Notícias como protagonista de um referendo popular aos habitantes da cidade. Ler um texto muito interessante que explica como tudo aconteceu - aqui.
Outro sobre como o alho pôrro está na origem da "porra" que nos sabe tão bem volta e meia dizer.
«Digamos que é um vocábulo... grosseiro. Quer na acepção de «porcaria» («Tira esta porra da minha vista!»), quer como termo de conotação sexual (o mesmo que pénis e esperma), quer ainda quando se usa como interjeição, traduzindo sentimento de ira, discordância ou contrariedade (o mesmo que irra!, apre!, arre!, puxa!). Terá, segundo José Pedro Machado, a mesma origem da palavra homó[ô]nima com sentido de cacete, moca, pau (daí o termo porrada, «pancada», «bordoada»): 'puerro', porrum', «alho» (daí o adj. porráceo, «que tem o cheiro do alho porro»).
In Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa + Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa + Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa + Novo Dicionário de Calão, de Afonso Praça
J.M.C.»


Foto roubada ao Passo a Passo (digamos que, por uma boa causa...). Entretanto espero com orgulho tripeiro a actualizaçao d'A Cidade Surpreedente. Até lá, boas férias!

4 Comments:

Blogger CP said...

vim parar a este blog por acaso e fiquei cliente

24/6/05 21:25  
Blogger jb said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

27/6/05 18:03  
Blogger jb said...

Bem vindo/a, cp!

Pena é que a foto tenha sido censurada pelo Passo a Passo...muito pouco coerente com a filosofia dos blogueiros. Enfim...

27/6/05 18:04  
Blogger jb said...

Ou não , ou não...

2/7/05 17:18  

Enviar um comentário

<< Home