segunda-feira, janeiro 16, 2006

Presidenciais V

Seguramente por lapso, o nosso querido administrador confundiu-me com um tal de João. Não sei se a confusão é lisonjeira, ou pejorativa, mas também não importa. Importa discutir ideias!
Comecemos pela questão da acção de Alegre.
Confesso que tenho vontade de inverter a questão: se Alegre não fez realmente nada (nem na campanha nem na anterior vida política), como é possível que a capa de hoje do DN avance que as sondagens lhe dão perto de 20%?
Em Portugal, a abstenção não é punida. Algum mérito os eleitores lhe hão-de reconhecer, isso é certo!
Quanto a ideias concretas, e sem lançar mão do combate anti-fascista - que ele travou até ter 40 anos de idade - parece-me que só se podem destacar as que foram discordantes do PS, sob pena de se dizer que as outras não eram dele. Um bom exemplo foi a polémica ambiental instaurada entre Alegre e o actual PM (quem diria!)?
Quando foi que houve as primeiras primárias em Portugal? Foi no PS. Quem eram os candidatos: Soares (o filho, está claro), o actual PM e ... Alegre.
Quem defendeu nessa altura um programa de governo de esquerda, muito mais à esquerda do que o do actual governo? Com a excepção de Sócrates, quem foi o candidato a Secretário-Geral do PS mais votado de sempre? Qual foi a primeira voz do PS a manifestar-se contra a retirada d'os Lusíadas do programa de português (proposta peregrina entretanto abandonada)? (a outras circunstâncias me poderia referir, mas isso implicava uma investigação luxuosa, a que me não posso submeter)
Alegre tem sido acima de tudo um político discreto. E um político que temestado sempre lá, o que é para muitos um defeito.
Mas, desculpem-me a sinceridade, tem de ser mesmo assim. Infelizmente, ainda vivemos com a ideia de que há-de vir gente nova que vai meter o país na linha.
Vivemos à espera do homem (e tem de ser homem), cuja fisionomia adivinhamos, homem íntegro e capaz de "pôr isto na ordem".
Não vou mais longe: acham António Borges melhor do que Alegre? Sim, porque um deles também se podia chamar Sebastião.
Talvez por ingénuo optimismo, não vou em messianismos, nem sebastianismos (que pena tenho de não poder agora citar o poema de Alegre que diz exactamente isto). A solução encontra-se com os que cá estão e passo a passo.
Eu não acho que Alegre seja the special one. É alguém com mérito e qualidade, que pode ajudar a "pôr ordem nisto".

Pois é verdade que Alegre é deputado desde o 25 de Abril. E há quanto tempo era deputado Sá Carneiro (o mais próximo de Sebastião que tivemos) quando foi eleito PM?