terça-feira, fevereiro 21, 2006

Salvo pelo coreano...


Esta 2ª feira abriu o Fantasporto, o chamado pré-Fantas, já que a abertura oficial será apenas amanhã.
O plano inicial era ver um filme canadiano, "Searching for Alexander", projectado num horário mais em conta, embora o desejo "secreto" fosse mandar as horas às urtigas e ver o ansiosamente aguardado "Sympathy for Lady Vengeance" do Chan-wook Park (o mesmo do já filme de culto Oldboy, laureado neste festival o ano passado se não me engano), que fecha a trilogia sobre violência e vingança iniciada pelo mesmo realizador em 2002, com o filme "Sympathy for Mr. Vengeance" e continuado pelo já referido "Oldboy".
Começa o filme e as legendas não aparecem...o que não constituiria problema caso fosse um filme em inglês e não francês do Canadá, por outras palavras, quase indecifrável, apesar de o "programa das festas" prometer a ajuda do tradutor. E o inevitável acontece: debandada geral e bilhetes devolvidos... Um ínicio auspicioso para um festival no qual, após 26 anos de experiência, já não são concebíveis falhas como esta. Em qualquer outro festival que orgulhosamente se enquadre entre os melhores, isto teria sucedido também? Fica a pergunta..
Por vias travessas, a Lady Vengeance sempre apareceu e salvou a noite.Sala cheia, o ambiente Fantas no seu melhor: descontracção, sem barulho pipocas, com reacções imediatas ao que se passa no ecrã...
O filme prima, acima de tudo, por uma realização soberba ( com pormenores deliciosos e um estilo que se vai tornando já imagem de marca deste realizador) e uma actuação inesquecível da protagonista, Lee Young-ae. Impressionante é a melhor palavra para a descrever...
A história é um cocktail improvável de violência, romance, humor negro e vingança, onde sobressai um tipo de cinema muito "sensorial", quase palpável, tal é a perfeição do tratamento dado a cada sequência, a cada frame, com um modo de utilizar a câmara inovador e uma fotografia e montagem surreais.
Surpreende para quem nunca viu, sabe a pouco a quem já viu e quer mais. A indiferença, no entanto, é impossivel... A não perder, para qualquer cinéfilo que se preze.
Venham mais assim que lá estaremos...

1 Comments:

Blogger jb said...

Bem (d)escrito. Subscrevo, apesar de não ser my type of movie.

25/2/06 13:09  

Enviar um comentário

<< Home