sábado, julho 02, 2005

um continente com gente dentro


Malangatana

A propósito do Live Aid, deixo aqui vários links, com destaque para o do texto de Mia Couto escrito nos 30 anos da independência de Moçambique, em Junho passado. Não realço nenhum parágrafo ou frase do texto porque todo ele é de obrigatória leitura para se perceber o drama de África pelos olhos de um africano. Com as outras ligações pretendo mostrar que para aquelas bandas existe internet e gente culta e inteligente - ainda que de forma ingénua, para desmistificar a ideia racista e estúpida de que "são pobres porque querem, porque não sabem gerir o dinheiro nem têm capacidade para o fazer". Também porque participar de África, do seu dia a dia, das suas notícias e das duas ideias, é já uma forma de ajuda, no sentido de se tratar porventura do passo que falta dar - e que é o inicial - para acabar com os milhares de silenciosas e diárias mortes.

2 Comments:

Blogger Me, Myself and I said...

Sinceramente não concordo muito com a tua opinião de que seja racista a ideia de há muitos casos em que os países africanos recebem ajuda mas não a utilizam da melhor maneira...Contra factos não há argumentos e é um facto indesmentível que alguns países africanos apesar de obterem ajuda económica e por outras vias, as elites governativas e dirigentes, frequentemente corruptas e criminosas, simplesmente não afectam essas ajudas às áreas a que seriam destinadas, desviando-as para contas em off-shores e utilizando-as em proveito próprio...
Infelizmente em África, muitas vezes vale ainda a lei do mais forte...que quase sempre é o menos integro e altruísta...

7/7/05 16:56  
Blogger jb said...

Concordo contigo. Apenas acho que não deve ser pretexto para se ignorar África. Porque não acontece em todos os países, é muito injusto invocá-lo e usá-lo como o grande motivo da fome e da miseria.

8/7/05 09:48  

Enviar um comentário

<< Home