terça-feira, setembro 13, 2005

11 de Setembro... O Conceito de Neo-Idiota

Como o tempo corre depressa... Já passaram 4 anos sofre esta fatídica data. Nunca ninguém tinha assistido a um acto terrorista como se de um filme tratasse. Foi um dia incrível! Tudo em directo!!!
Mas o que é que tornou esta data tão especial?
Parece-me que foi um ponto de viragem. A partir deste dia todas as pessoas perceberam que o terrorismo não acontece sempre "lá". Também pode acontecer "aqui" ou "acolá". Quero com isto dizer: O TERRORISMO ESTÁ EM QUALQUER LADO DO MUNDO.
Durante aqueles dias de calor após o "11 de Setembro" reparei que houve também outro ponto de viragem: começaram a sair da carapuça uma nova geração de idiotas a quem chamo "neo-idiotas". Estes são aqueles indivíduos que rejubilam com os atentados em países ocidentais. Estes neo-idiotas tiveram razões para sorrir com os atentados em Nova Iorque, com os atentados em Madrid e, mais recentemente, com os atentados de Londres. Aliás, até parece ser uma espécie de culto moderno achar que os terrorista são vítimas e que os "maus" são aqueles que trabalham em prédios altos ou andam de metro.
Nota importante: no dia dos atentados em Londres estava em casa e acompanhei o forum que a sic notícias fez sobre o tema. Das 3 chamadas que assisti, nenhum condenou os atentados. Acharam todos que a culpa era do Blair e do Bush. Ou seja: Pura neo-idiotice. As coisas não são assim tão simples. A culpa é do eterno choque de civilizações (ocidental e muçulmana). Quanto mais estas civilizações se introduzem uma na outra, maior são os riscos de conflitos. Assim, somos todos culpados pela nossa diversidade global.
Acredito em tentar perceber os problemas e não em cair nessa postura de neo-idiotice. É necessário ter um comportamento de respeito pelo próximo e não perpetuar o ódio. Estou farto de ouvir as expressões "eles tiveram o que merecem!" ou "também já morreram muitos no médio oriente e eles não fizeram nada". Pelo que são estes "neo-idiotas"? Pela lei do talião? Olho por olho, dente por dente?

Que fazer? São neo-idiotices...