domingo, setembro 11, 2005

O texto que eu gostaria de ter escrito

É a crónica semanal de José Gil, no Courrier Internacional, versão portuguesa (sem link disponível - aliás, nem se percebe para que serve o site).
O título é O sistema da paralisia, e vale a pena transcrever uma ou duas passagens:
"O que fazer? Como fazer? O que fazer para começar a fazer? Esta última pergunta parece ser a chave que falta a toda a política que propronha a mudança em Portugal.[...] Quando dizemos "fala-se, fala-se e nada se faz", o sujeito da enunciação refere-e aos "outros", a um "outro" geral e abstractoque constitui a colectividade de que esse mesmo sujeito se exclui. Ele próprio, que se julga real, desrealiza-se, evapora-se, tranferindo-se para um grupo de eleitos que avalia, emite juízos, culpabiliza, atribui sanções e justas penas. [...] A sociedade é constituída, assim, na cabeça dos indivíduos, pelo grupo dos "outros" que têm todos os deveres, e por um "eu", a quem cabe o direito de gozar dos benefícios que ofereceria aquele grupo, se os seu deveres fossem cumpridos.[...] Como sair deste sistema? Como fazer para começar a fazer?[...] respondeu apenas: "Fazendo."
Que tal?

8 Comments:

Blogger Palmilha Direita said...

Ora nem mais!

11/9/05 21:07  
Blogger jb said...

para Fazer é preciso coragem ou inconsciência - nós, conscientes de tudo, menos da nossa cobardia...

11/9/05 23:01  
Blogger Freddy said...

Uma coisa que a administração podia "fazer" era introduzir a verificação de letras nos comentários para não sermos invadidos pelo infindável spam como o deste 1º comentário...
Que tal?

Abraço!

12/9/05 01:52  
Blogger jb said...

eu por acaso até gosto de spam, é um gosto antigo que tenho, é spam! só ainda não o tirei porque não quero! acho giro...! (se souberes como isso se faz podes dizer-me, para um dia em que eu esteja farto me apeteça exterminá-lo, que tal?)

12/9/05 09:30  
Blogger Freddy said...

Com que então com fetiches spâmicos,han?
Para tirares, qdo fazes login no blogger, vais a settings, depois a comments e activas a word verification...Mais nada!

Abraço!

12/9/05 11:05  
Blogger jb said...

arigatô!

12/9/05 12:17  
Blogger jb said...

experiência

12/9/05 12:20  
Blogger Freddy said...

kkhnkkss - (Foram estas as letras da verificação...)

Thanks, dear administration...

12/9/05 19:54  

Enviar um comentário

<< Home