sábado, julho 12, 2008

Good old Dylan...


De volta do Alive, o balanço é muito positivo.
O festival em si tem diversas características que distinguem de todos os outros festivais de Verão. É um festival tipicamente urbano, em que é perfeitamente notório que a maior parte do público se dirije a casa após o final das festividades, ao que também ajuda a localização relativamente central do recinto. Por outro lado, a faixa etária predominante no público varia entre os 13 e os 17, o que não deixa de ser estranho numa noite em que actuava Dylan.
Um dos pontos fortes do recinto é o facto de haver alternativas à musica do palco, com apresentação de um espectáculo de artes circenses ou um espaço com música mais electrónica/dança durante a tarde.
O cartaz da noite era bastante incaracterístico, juntando Nouvelle Vague, John Butler Trio, Within Temptation, Dylan e Buraka Som Sistema (?) no palco principal.
Considerações acessórias à parte, foi com grande pesar que não consegui assistir à actuação dos Nouvelle Vague...Mas John Butler fez esquecer essa lacuna.Com energia, talento e boa disposição ajudou a compôr um recinto que tardava em se preencher.
Ate que chegou o tão aguardado trovador...e a espera valeu pena...
Nada de boa noite ou i love you Portugal nem as baboseiras do costume. Blues e rock puro e duro, como todos nós gostamos.
Com uma banda de qualidade superior a acompanhá-lo, bastou-lhe o piano para surpreender quem ainda não estivesse preparado com novas versões da clássicos como "Girl from the North Country", "Don´t Think Twice...", "Desolation Row" ou "Ballad of a Thin Man". Apesar de a voz não ser a mesma de outros tempos como muitos incansávelmente referem, foi um grande espectáculo, com um Dylan em excelente forma desconstruindo temas e a imagem cristalizada que o público tem das suas interpretações como só ele sabe fazer. Fechou com chave de ouro, com miúdos e graúdos a entoarem o ainda tão actual hino "Like a rolling stone" (ou pelo menos a parte do refrão que conheciam...).
As críticas de um público que esperava um Dylan bem comportado agarrado à guitarra e à harmónica com certeza não vão tardar...agora como há mais de 40 anos atrás, quando decidiu tocar a sua música tal como queria e não como todos esperavam que o fizesse.
Desafiador, reservado mas sempre único, Dylan a esta altura da sua vida já não tem rigorosamente mais nada a provar a ninguém...e no entanto ainda é capaz de apresentar concertos fluídos e cativantes para fãs e não fãs como o da noite passada.

Como back soon Mr Dylan...

sexta-feira, julho 11, 2008

DYLAN

<
É hoje...e eu vou lá estar para ver o velhinho trovador... :)


Para quem não vai fica um dos seus melhores clips, realizado pelo grande Pennebakker e que faz parte de um dos melhores documentários musicais de sempre "Don´t Look Back".