segunda-feira, julho 17, 2006

(cons)ciência

Nota prévia: hoje é dia 17 de Julho de 2006 e o presente texto vem a propósito de conversa havida na semana passada. É só uma tomada de consciência da consciência


Aos 17 dias do mês de Julho de 1906 o Mundo era tão mais interessante: ainda não haviam guerras mundiais. A economia não era mundial. O inglês não era a língua mundial oficial. Ao invés, os países tinham soberania. Portugal ainda chegava a África. E tínhamos um Rei a sério!
Mas melhor do que tudo isto, era a Nossa consciência. Ou melhor, a ausência de conhecimento.
À medida que vamos “avançado” no conhecimento, a única certeza de que vamos “tomando” é a finitude do Homem. E isto é deveras chato! Mesmo muito chato. Irrita-me, prontos!

No outro dia, diziam-me (e esta é a tal conversa): “já viu que agora temos os raios ultravioletas! Meu pai andou anos e anos a trabalhar o campo, sem usar protector solar, sem usar cremes hidratantes, sem respeitar as horas de repouso solar e viveu até aos 90 anos! Com tanto conhecimento, só limitamos a Nossa Liberdade!”
Curioso não é? O Homem, através da Ciência, em vez de se libertar, está a criar regras e proibições à sua própria liberdade!! É caso para dizer: e esta hein?

sábado, julho 15, 2006

Novidades

Novidades? Estes últimos dias têm sido uma maravilha. Um fervilhar de coisinhas novas:

O nosso estimado amigo e irmão, Sr. Luiz, vai ficar mais dois anos à frente da selecção nacional (será que vai continuar a comandar as esperanças, selecção B, os sub-21, sub-19, sub-17, sub-16 e sub-15? Quem disse que ser seleccionador era fácil?).
O presidente, quem? O Cavaco? Nada disso, presidente só existe um: Sr. Dr. Madaíl! Ora, o NOSSO PRESIDENTE também está mortinho que todos façamos o papelão do “ó-fica-anda-lá-fica-a-sério” (enquanto quase que chora e implora para ficar, ao mesmo tempo lá vai fazendo de conta que as eleições pouco importam e acrescenta: é ridículo que o governo não admita a isenção do IRS aos prémios!! Pergunta ao Sinhôre Dôutore: como foi possível à FPF prometer aos jogadores que os prémios não pagariam imposto?).
Por este andar e fazendo futurologia, só falta o Figo dizer que afinal ainda vai fazer mais um último esforço e joga mais um campeonato da Europa. E, claro, o Pauleta vai ser obrigado a jogar por manifesta falta de alternativas. Nova questão: renovação?

Continuando com as novidades…

Benfica lançou mais um kit sócio. Ouve-se do lado do leitor: ooohhhrrr! a sério? Acrescenta o outro Sr. Luís: “agora é que é: se não chegarmos aos 300 mil sócios, eu demito-me, estão todos a ouvir, vocês os 18 milhões de benfiquistas, EU DEMITO-ME!” e estou a falar a sério…”. Perante isto, eis a resposta de um dos sócios/simpatizante: claro que sim presidente! (nota autor: além do Cavaco e do Sinhôre Doutore, ainda temos um terceiro presidente, o Sr. Luís).

Largando o mundo do futebol, tudo se mantém, nada muda e é tudo uma grande seca. Imaginem só que os fogos continuam. Israel mantém-se em “briga” com os vizinhos. O G8 encontra-se para “salvar” o mundo. O nosso PM inaugurou mais uma auto-estrada e sozinho continua a acreditar neste país. Em Timor-Leste ninguém se entende (maldito petróleo). Blá, Blá, Blá…
A quem é que isto interessa?
Já agora, qual o caminho mais perto para a praia de Miramar?

sexta-feira, julho 14, 2006

Joguinho de futebol após um longo dia

O dia já vai longo...
Desde as 7:30 da manha que se labora (mas eu não labora, eu presto serviços; aliás eu sou um profissional liberal e, portanto, não me posso queixar; mas isto também não era uma queixa, mas tão só a constatação de um facto, despido de qualquer consideração valorativa). A cabeça está cansada e o corpo apenas reage a estímulos. Por outro lado, um calor estranho entra pela janela (porque será?). O ar mantém-se irrespirável e a ventoinha ligada de nada serve... pobre ventoinha, farta-se de trabalhar (e roda, roda, roda), mas em vão…
É assim que está o meu Eu no meu Mundo.

Agora apetecia-me uma cervejinha, uns tremoços e mais um joguinho de futebol.
É um facto: Já não passo sem um joguinho de futebol no final do dia. (nota do autor: digo joguinho, não por ser o portuguesinho a falar dos "inhos", mas porque não tive a oportunidade de assistir, neste mundial, a um único jogo de futebol digno desse nome... este mundial "sucks").
Não obstante, preciso de joguinho todos os dias. Se não há jogo fico nervoso, tenso e ansioso. Começo a coçar os braços, fico com calor e espasmos musculares. Por isso, percorro todos os canais à procura de uma notícia, de uma imagem, de qualquer coisa que seja, desde que envolva futebol! É terrível! Acho que estou viciado no joguinho de futebol!

Dizem-me que agora só em 2008. Como assim? E no entretanto? Que faço eu até lá? Vejo a liga portuguesa? Só podem estar a brincar se eu, completamente viciado no joguinho de futebol, me contento com jogos de semana a semana…é que só podem estar a brincar!
É muito pouco…preciso de mais. Muito mais e de melhor qualidade! Que me interessa ver o Naval contra o Beira-Mar? Eu preciso de uma "potência futubolesca" como a Alemanha ou Itália…Preciso de jogos com garra, vontade, qualidade, velocidade, carregados de intencionalidade técnico-táctica… que me interessa ver o Jesualdo Ferreira a discutir o rigor da defesa com o José Mota? Será que ninguém me compreende?

E que faço eu às cervejas que comprei?

Ainda que com a devida distância (sempre necessária para quem pretende ser suficientemente isento de sentimentos mesquinhos de revolta) poderia, agora, atrever-me a fazer a indispensável análise teórica do Mundial. Mas não o vou fazer, porque não me apetece!!
E sobre a selecção portuguesa? Também não me apetece.
E sobre o fenómeno económico associado a este evento cultural (se assim o podemos chamar)? Nada…não me apetece. Ponto final.

O dia já vai mesmo longo…e eu sem um joguinho de futebol.

terça-feira, julho 11, 2006

The Bad Plus


obrigatório ouvir.

segunda-feira, julho 10, 2006

depois desta

eu não voltava a apitar.

quinta-feira, julho 06, 2006

FOI QUASE...



Scolari já arranjou explicação para mais um "quase" de Portugal, levando em conta que a sua equipa não marcou um golo em 210 minutos de jogo, 60 dos quais a jogar em vantagem numérica e outros 60 a perder: a culpa foi do árbitro!!!