segunda-feira, abril 30, 2007

Que se passa?

Que se passa na Madeira? Anda tudo louco ou serão os efeitos do 25 de Abril?
Um chama toda gente de fascista. O outro responde dizendo que o primeiro é que é… Acabar com a Zona Franca da Madeira? Fascista! Reforma do financiamento regional? Fascista! Reforma pró João Jardim? Fascista! Atchim!? Fascista!
Isto faz-me lembrar os dias e meses que vivi após o 25 de Abril de 1974 em que ou éramos pró sistema democrático ou então éramos fascistas. Será que a Madeira precisa de um verão quente? Será que ainda vamos ouvir o João Jardim gritar: “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”? Venha a contra-revolução!! Mas… houve alguma revolução na Madeira e eu não me apercebi? Ah! Já sei… foi o próprio João Jardim que se revoltou contra si próprio. Exigiu a sua própria demissão. Demitiu-se e foi demitido por si. Fugiu para o Brasil e ficou na Madeira. E porque é o herói da revolução, (re)candidata-se. Qual rei morto, qual rei posto. Agora sim a Madeira será livre e próspera…
Não admira que neste ambiente pós-revolução do João, se vivam estes momentos conturbados em que todos são fascistas… Venha de lá esse verão quente para ver se os ânimos se acalmam!!!

sexta-feira, abril 27, 2007

25 Abril sempre!

Um facto, uma notícia e o aparente silêncio dos “media” nacionais… o que me leva a pensar sinceramente que a censura existe e que o engenheiro controla os jornalistas todos.

Nem queria acreditar quando ontem li a notícia que adeptos do FCP foram impedidos de rumar a Lisboa a fim de assistirem ao jogo de hóquei em patins entre aquele clube e o SLB. Nem queria acreditar que foram barrados pela PSP à saída das portagens de Alverca.
Entretanto li o comentário que apareceu no site do FCP e comecei a acreditar. Não por ser uma declaração do meu clube, mas pelo realismo dos factos que continha.
E agora gostava de acreditar que tal nunca aconteceu e que é tudo mentira.
Para quem não sabe eu passo a explicar: o FCP jogou na 4ª Feira, dia 25 de Abril (mera coincidência!!), o 2º jogo da final do “play-off” que ditará o campeão nacional de hóquei em patins. Como é normal adeptos do FCP pretenderam assistir ao jogo. E agora vejamos as duas versões:
Uma das claques do FCP, pasme-se!!!, arranjou uma camioneta, meteram 70 macacos lá dentro, outros tantos foram em viaturas próprias e fizeram-se à estrada. Após passarem as portagens de Alverca foram interceptados por elementos da PSP que os impediram de seguir viagem até Lisboa. Se é verdade que nem todos tinham bilhete para o jogo, também é verdade que já haviam alguns com bilhete comprado. Não obstante, a PSP não só os obrigou a regressarem ao Porto, como ainda fez questão de se certificar que regressavam e acompanhou-os até Santarém.
Palavras do “líder”: «Fomos cerca de 100 elementos do Porto e havia mais 20 em Lisboa. A viagem foi feita num autocarro de 70 lugares e os restantes elementos em viaturas particulares. Tudo correu normalmente, sem qualquer incidente, e, qual o nosso espanto, quando, ao passar na portagem, na via verde, vimos algumas movimentações, com duas carrinhas do Corpo de Intervenção da PSP e quatro carros à civil da polícia. Saíram dois polícias a correr para o meio da rua, um dos carros atravessou-se também à frente do autocarro e obrigaram o motorista a desviar-se para um parque que há do lado direito (…)Apenas eu e o motorista saímos e fui saber o que se passava, ao que me perguntaram se tínhamos bilhetes. Disse que havia uma pessoa nas bilheteiras do pavilhão da Luz e que já tínhamos 28 mas íamos conseguir mais. A resposta que me foi dada é que tinham ordens para não nos deixar passar. Ainda disse que entravam apenas as pessoas que conseguissem bilhetes e que as restantes viriam para trás, o que era justo, mas mesmo assim não nos deixaram seguir (…)Pelo contrário, tiveram de inverter o sentido da marcha. "Foi dito ao motorista que iam rodear o autocarro e que íamos ser escoltados e que se ele não fizesse o que lhe estava a ser ordenado lhe seria dada voz de prisão. Acatámos o que nos foi dito, seguiram-nos até Santarém e lá voltámos para trás, rumo à nossa cidade»

A PSP afirma que não obrigou ninguém!!! Que os aconselhou! Imaginem só um elemento da PSP, com o corpo de intervenção nas suas costas a dar conselhos ao “líder” e este a acatar esses mesmos conselhos…
A notícia refere que: «Em reunião mantida na véspera do jogo, o Benfica informou a PSP que, apesar de não ter havido reserva de ingressos, tinha a indicação de que adeptos do FC Porto pretendiam assistir ao encontro e, colocado perante este novo dado, o Comando Metropolitano de Lisboa contactou o seu homólogo do Porto, confirmando que adeptos portistas já se haviam feito à estrada estavam a caminho de Lisboa. Avaliada a situação, a PSP decidiu encaminhar elementos da Unidade de Informações Desportivas para as portagens de Alverca, na A1, que "aconselharam" os adeptos, espalhados por várias viaturas, a regressarem ao Porto, dado que tinham apenas na sua posse "vinte e poucos bilhetes", de acompanhantes de sócio do Benfica e em lugares dispersos no pavilhão.
"Em defesa da segurança física dos próprios adeptos do FC Porto e considerando que não havia condições de segurança, a PSP aconselhou-os a regressar, o que eles compreenderam e acataram", contou ainda à Lusa Paula Monteiro, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa.»

Isto posto, acho que o que se passou é grave. É mais grave que as notícias do engenheiro que não é engenheiro que afinal já é. É mais grave que saber que o pantera negra está no hospital que tem telefone no quarto e que ele caminhou e que já regressou a casa e a mulher não o deixa ver o jogo do próximo domingo. É mais grave que saber que arderam 86 milhões no escândalo da Afinsa. É mais grave do que saber que o príncipe Harry já não vai à guerra. Pois bem, tudo isto é notícia. À excepção dos graves incidentes que se passaram na portagem de Alverca. E este silêncio irrita-me ainda mais porque tenho a certeza que se o episódio tivesse sido ao contrário, o país parava. As vozes da liberdade levantavam-se e falariam alto. Mas como o que se passou foi com a claque dos super-dragões é um bocado: eles que se fodam, cambada de ladrões!!

terça-feira, abril 24, 2007

a propósito, leiam o resto que é de chorar a rir

Estivemos na origem do melhor blog do universo.

terça-feira, abril 17, 2007

Telefona ao Clinton, Zé...

Na recente trapalhada que envolve os estudos académicos do nosso Primeiro-Ministro (que bem pode despir o fato cinzento, porque está cada vez mais longe de ser um eficaz, pragmático e muito competente tecnocrata) uma coisa se torna evidente a cada dia que passa: o PM mentiu despudoradamente aos "Portugueses".
Ora, como os "Portugueses" já perceberam, urge dar o dito por não dito.

Como fazer? Parece que houve um Presidente de um país na América que já fez algo semelhante, com resultados até bastante satisfatórios (e, nestas coisas, cada um tem os seus defeitos...). Claro que se tratava de dar a volta aos americanos, mas...

Eu, cá, telefonava ao Clinton!

quarta-feira, abril 04, 2007

Notícias

Estava eu na minha matinal e diária leitura de jornais via Internet quando me deparo com mais duas notícias magníficas. Sem que haja qualquer tipo de ligação entre cada uma delas…mas ambas provenientes do mesmo jornal. Sem qualquer tipo de estigma, digo e reafirmo: eu leio o Correio da Manhã. O jornalismo de excelência, profissional e isento. Um autêntico exemplo de qualidade para as demais publicações… vejamos as notícias que me deixaram neste estado de graça:
A primeira, de carácter mais geral, prende-se com a redução das esmolas nas igrejas portuguesas na ordem dos 25%. Até aqui nada de anormal. É a crise que todos falam e a culpa é do governo e do Sócrates e da entidade patronal e dos ricos e blá, blá, blá… mas, para meu espanto, a notícia tinha uma pequena particularidade, qual seja, “Nas igrejas portuguesas já não caem esmolas como antigamente: só de um, dois e cinco cêntimos”. Ora, meu caro jornalista: ISTO NÃO É ESMOLA! Deixar moedas de um, dois e cinco cêntimos é livrar-se dos trocos que muito peso fazem nas carteiras. É verdade que sempre me intrigou (nas minhas constantes idas à igreja) o facto de assistir várias pessoas a levarem as mãos aos bolsos; a encherem as mãos de moedas; a deitarem tudo para o saco e o barulho que as moedas faziam ao caírem! Agora percebo…
A segunda notícia não tem nada de sensacionalismo. Nada mesmo! Vejamos por partes. Todos conhecem o Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, certo? Todos ou pelo menos alguns conhecem ou já ouviram falar da conceituada revista britânica New Musical Express. Pois bem, aparentemente, o Keith deu uma entrevista à referida revista no qual disse apenas e tão só isto: “A coisa mais estranha que tentei snifar? O meu pai. Snifei o meu pai” … “Ele foi cremado e não consegui resistir a fazer uma linha com ele. Ele não se teria importado, estava a borrifar-se”. Dá para acreditar? E agora, que culpa tem o Correio da Manhã que o Keith tenha snifado o pai só porque é um drogado?